Como ler um mapa topográfico
Como ler um mapa topográfico
por Debra Ronca - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Neste artigo
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Introdução a Como ler um mapa topográfico
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Introdução a Como ler um mapa topográfico
Estamos todos familiarizados com os mapas. Eles são aqueles pedaços de papel que a gente guarda no porta-luvas – e ao abri-los eles se tornam tão grandes que nossa vista não consegue acompanhar toda a estrada. Eles nos fazem desejar ter braços tão grandes para que pudéssemos abraçar todo o mapa aberto além de dois pares de olhos – um para focar no mapa e outro na estrada. Ou ainda, eles nos fazem desejar a voz daquela mulher do sistema de GPS que nos manda virar à direita ou à esquerda.Diferentes mapas servem a diferentes propósitos. Se você está tentando dirigir de um ponto A para um ponto B, uma mapa rodoviário é a melhor opção. Mas se você saiu da estrada, talvez ao fazer uma trilha, terá que dar uma olhada no terreno e elevação da terra. E isso quer dizer que você precisará ler um mapa topográfico.
© istockphoto.com / JillKyle |
Qual a diferença entre um mapa topográfico e um mapa normal? Falando de modo simples, os mapas topográficos permitem a você ter uma visão tridimensional da paisagem sobre uma superfície bidimensional. Esses mapas mostram o relevo com suas elevações, montanhas, vales, água, vegetação e muito mais. E é isso que os distingue dos outros mapas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (U.S Geological Survey – USGS) criou sem primeiro mapa topográfico em 1879 e ainda produz mapas até hoje. Hoje em dia, porém, com o desenvolvimento das fotografias aéreas e imagens geradas por satélite esses mapas são muito mais precisos e eficientes. Quando o USGC começou a criar mapas – para catalogar as terras públicas – o processo era bastante caro e demorado. As tropas de mulas eram a única forma de alcançar as terras do Ocidente e as ferramentas cartográficas eram pobres em comparação com as que usamos hoje em dia. Os mapeadores normalmente buscavam encontrar um determinado ponto, geralmente o ponto mais alto, e subiam no lugar com suas pranchetas para desenhar e medir o local. Para tanto era preciso não só habilidade como também muita coragem. O advento dos aviões, nos anos 1940, ajudou no avanço das técnicas de mapeamento.
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